Estrias, o que fazer?
Estrias, o que fazer?
As estrias nada mais são do que cicatrizes, uma atrofia da pele que surge quando as fibras colagens e elásticas se rompem.
No surgimento das lesões elas aparecem arroxeadas e pode haver até coceira pelo processo inflamatório, com o passar do tempo as estrias vão se tornando esbranquiçadas. São mais frequentes em mulheres.
A causa é desconhecida, porém fatores mecânicos (ganho de peso, gestação), uso de corticoide e genética levam o paciente com predisposição a desenvolver estrias.
Há pouca literatura disponível sobre substâncias capazes de prevenir as estrias, mas são indicados principalmente hidratantes a base de óleo e água. As principais substâncias utilizadas são: óleo de Amêndoa doce, Centelha asiática, óleo de semente de uva, de macadâmia, de prímula, a coenzima Q10 e outros... As únicas substâncias com evidência cientifica confirmada para prevenção de estrias são ÓLEO DE AMÊNDOA DOCE E CENTELHA ASIÁTICA.
Para melhorar o aspecto das estrias, podem ser realizados tratamentos tópicos com tretinoina, ácido glicolico e vitamina C, como também realização de peelings, dermoabrasão, radiofrequência, microagulhamento e vários tipos de lasers.
O tratamento é um grande desafio e quanto mais precoce for realizado melhores serão só resultados.
Comentários
Postar um comentário